Skip to content Skip to footer

Lágrimas para o bem: por que chorar é necessário chorar

Na infância, chorar é uma reação regular à dor. As crianças geralmente simplesmente não sabem como expressar emoções negativas de maneira diferente. Mas a maioria dos adultos está ciente de suas experiências e sabe como se restringir em público. No entanto, existe a necessidade disso? E como nossa vida vai melhorar, se de tempos em tempos nos permitirmos uma “fraqueza” como lágrimas?

“Muitos de nós têm vergonha de chorar, parece -nos que, assim, mostramos nossa fraqueza. Mas chorar não merece uma reputação tão ruim. De fato, as lágrimas podem ser de grande benefício ”, diz Marta Luek Coach.

E antes de falar sobre como exatamente eles podem ajudar, é importante entender corretamente por que nós até choramos. Na maioria das vezes, as lágrimas são causadas por uma das várias razões: pesar por perda, estresse grave, ressentimento devido à atitude inadequada dos outros e à dor física grave.

“Se perdermos o trabalho ou obtermos uma classificação baixa para um exame importante, podemos chorar porque tentamos o nosso melhor e ainda falhamos. Nós choramos

quando nos separamos de um parceiro. Podemos chorar se os colegas no trabalho são rudes conosco ou zombam de nós. Sim, até um adulto tem permissão para chorar nessas situações ”, diz Luek.

Que benefícios as lágrimas trazem?

1. Chorar é uma maneira eficaz e segura de lidar com o estresse. O estresse pode nos levar a escapar (alcoólatra, narcótico, comportamental) ou comportamento irracional. Atos ruins cometidos sob a influência do estresse podem afetar adversamente nosso trabalho, saúde, auto -estima, relacionamentos, estudo e outras áreas da vida.

Para evitar que isso aconteça, você deve fazer uma pausa e lidar com suas experiências. “Você pode explodir em lágrimas de emoções fortes, e isso é normal! Assim, você dá uma saída para o estresse acumulado e se protege de atos de risco que podem prejudicá -lo!” – enfatiza Marta Luek.

2. Chorar nos ajuda a perceber e resolver nossos problemas no tempo. Quando nos perguntam se tudo está em ordem conosco, geralmente respondemos “sim”. Neste momento, podemos realmente acreditar nele. Mas quando choramos, este é um indicador claro de que é hora de mudar algo. Se isso acontecer na presença de um amigo ou psicoterapeuta, eles provavelmente aparecerão imediatamente nos apoiando.

Se estamos soluçando sozinhos, entendemos claramente que temos problemas que precisam ser resolvidos. Lágrimas não nos permitem nos enganar.

3. Chorar tem um efeito benéfico em nosso relacionamento. “Isso pode parecer estranho, mas as lágrimas geralmente nos ajudam a nos aproximar de nossos entes queridos”, diz Marta Luek. Chorar é um estado de insegurança e vulnerabilidade máxima. Para chorar na presença de outro, é necessária uma coragem considerável e uma grande confiança.

Se uma pessoa próxima neste momento nos abraça e nos conforta, isso mostra inequivocamente que nossa confiança nele é totalmente justificada e abre novas oportunidades para o desenvolvimento de relações mais profundas.

“Chorar normalmente – independentemente da sua idade e sexo. Tente se ouvir neste momento, para entender o que suas lágrimas querem dizer a você. Talvez eles lembrem persistentemente que é hora de reduzir o nível de estresse, resolver um problema doloroso ou lidar com um relacionamento ”, o psicoterapeuta resume.

Leave a comment

0.0/5

Subscribe to the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]